Ingredientes
6 ossobucos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola grande picada
1 cenoura grande ralada
2 talos de salsão picados
1 dente de alho picado
250ml de vinho seco
1 colher (chá) de casca de limão
Farinha de trigo, óleo, sal e pimenta do reino.
Modo de Preparo
Tempere os ossobucos com sal e pimenta. Eu gosto de amarrá-los com barbante para que mantenham a forma durante o cozimento. Passe cada um na farinha de trigo, tirando o excesso.
Coloque a manteiga com um fio de óleo em uma panela e aqueça bem. Sinta a temperatura da panela colocando a palma da mão sobre a mistura (não preciso dizer que não é pra encostar né! rs). Doure os ossobucos, adicione a cebola, a cenoura e o salsão. Deixe refogar por alguns minutos. Regue com o vinho e deixe evaporar por alguns minutos, junte água suficiente para cobri-los.
Cozinhe em fogo baixo até ficarem macios, adicionando mais água quando necessário. Isso pode levar mais de duas horas (enquanto isso vai tomando o restante do vinho e ouvindo uma musiquinha, rs). Sempre tem a opção de usar a panela de pressão, mas na minha opinião altera o sabor e a textura. Quando a carne estiver no ponto e o molho reduzido, junte a salsa, o alho e as raspas de limão. Acerte o sal do molho e deixe ferver por mais 10 minutos. Sirva com risoto ou polenta.
Não deixe de usar as raspas de limão, elas vão dar um sabor incrível! Até!