Parece nome de comida japonesa, mas é uma receita tradicional italiana. Brinco com os amigos, que tenho ascendência italiana, mas somos os italianos pobrinhos, pois ninguém da minha família (que vive no sul)com exceção da minha irmã que fez gastronomia, conhecia a receita risos...
Mas o importante é que resolvi arriscar e justo na noite de Natal que passamos na casa de amigos e para minha surpresa deu certo! Então ai vai a receita:2 x de água quente;
2 x de creme de leite fresco gelado;
¼ x de açúcar;
¼ x de licor de café ou de conhaque - ai começa uma alteração, como não tinha licor de café e não gostei do conhaque, usei licor de chocolate, que ficou mto bom;
5 col. chá de café solúvel;
2 col. chá de essência de baunilha;
3 col. sopa de açúcar; (vai ser usado em outro momento da receita);
2 col. sopa de cacau em pó ou chocolate em pó;
2 caixas de biscoito champanhe com açúcar fino;
1 pote de queijo mascarpone ~250g - aqui outra alteração, nunca comi esse queijo, não é mto fácil de achar em cidades pequenas, além do que é caro, caro mesmo, risos... então fiz minha pesquisa básica na net e encontrei uma substituição ótima:
* Misturar 2 partes de cream cheese para 1 parte de creme de leite.
Então fiz 250g dessa mistura e substitui na receita no lugar dos 250g de mascarpone.
Preparo
Forre o fundo de um refratário com metade dos biscoitos umedecidos na mistura de água quente, o açúcar (¼ de x), o café solúvel, o licor ou conhaque e a baunilha.
Em outra tigela misture o mascarpone ou a mistura substituta com 2 col. de sopa de açúcar.
Na batedeira, bata o creme de leite até formar picos firmes. Acrescente o mascarpone reservado e misture delicadamente com uma espátula.
Espalhe metade dessa mistura sobre os biscoitos, faça uma segunda camada de biscoitos umedecidos e termine com a outra metade do creme.
Bom deixar pelo menos duas horas na geladeira. Antes de servir misture o açúcar restante com o cacau e polvilhe a sobremesa.
Por experiência própria digo para fazerem isso realmente momentos antes de servir, se polvilhar com mta antecedência, fica aquele aspecto borrado parecendo que a sobremesa foi o resto que sobrou do domingo passado!
Espero que gostem, beijos!
OBS: a foto e a receita foram tiradas da revista Claudia Cozinha- ag. de 2002.