agosto 06, 2010

Bolo de Aniversário




Massa para bolo recheado, duas opções:

5 ovos
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 colher chá de fermento
Bata a clara em neve, em seguida acrescente o açúcar aos poucos. Acrescente as gemas, uma por vez. Bater até dobrar de volume.
Misture o fermento com o trigo, peneire e aos poucos acrescente à massa.
Asse em forno médio em forma untada e enfarinhada. A forma deve ser do tamanho de um prato raso.
Obs: para a receita de chocolate, juntar à farinha duas colheres sopa de chocolate em pó.

foi a que eu fiz
4 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de margarina
¾ xícara de leite
1 colher sopa de fermento
Bata a margarina com o açúcar até ficar mais clara, junte as gemas e bata mais. Acrescente a farinha de trigo peneirada alternando com o leite. A massa não pode ficar muito líquida, se precisar acrescente mais farinha.
Junte as claras batidas em neve delicadamente com um colher ou espátula. Por fim o fermento também peneirado. Leve ao fogo médio em forma untada e enfarinhada.

Recheio
Bata em um liquidificador 2 gemas, ¾ de xícara de leite, 1 colher de sopa de margarina, 1 colher sopa rasa de amido de milho. Coloque em uma panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Desligue o fogo e então acrescente ½ lata de creme de leite. Deixe esfriar.
Pique 2 a 3 xícaras de morangos, coloque em uma peneira e salpique um pouco de açúcar. Deixe escorrer. Isso vai evitar que a fruta solte água quando já estiver misturada ao recheio. É um cuidado importante. Depois disso misture com o creme já frio.

Essas medidas que estou passando do recheio são a metade da receita original, pois quando fiz, sobrou um monte, e como ficou uma delícia e nem por um decreto eu iria me desfazer da sobra, fiquei uns 3 dias comendo o recheio que sobrou com morango, oh sacrifício triste! Mas eu entreguei tudo pelas almas do purgatório! Brincadeira gente, a verdade é que a minha dieta recém começada de toda segunda-feira foi pro saco!

Então por último mas não menos importante a cobertura:
Sou sincera em dizer que cobertura de bolo não é meu forte, só sei fazer o glace mazot, algumas pessoas chamam de cobertura de marshmallow, mas na verdade a receita de marshmallow é diferente. Enfim, lá vai:

3claras
1 ½ de açúcar (270g)
½ colher sopa de suco de limão
Primeiro eu gostaria de lembrar que o açúcar tem que ser refinado. Vejo muito aqui em Tatuí as pessoas usarem o granulado, mas geralmente pra culinária usa-se o refinado, a não ser que a receita diga o contrário.
Coloque as claras e o açúcar em uma refratário e leve ao fogo em banho-maria. Vá mexendo com uma colher de pau até aquecer e desmanchar o açúcar.
A mistura deve ficar morna. Retire do fogo e bata com a batedeira até engrossar e esfriar. Junte o suco de limão e volte a bater por mais uns 5 minutos.
Obs: Aprenda com minhas burradas
Essa cobertura é a mais fácil pra mim, já fiz outras vezes e sempre deu certo, até essa vez! Deixei esquentar demais no banho-maria e ela ficou dura, parecia cobertura de docinho de natal, pra quem nunca viu é esse ai embaixo.

É bom também, mas nesse caso não era o objetivo, risos...
Na verdade pra ser honesta parecia que o bolo tava engessado! Mas não fiquem com medo, o de vocês vai dar certo! Risos...
A montagem é simples, corte o bolo em duas camadas, recheie e cubra. Eu preferi não umedecê-lo com calda, pois achei que ficaria muito doce, mas fica ao gosto de cada um.
Espero que gostem, já ta me dando água na boca!
Beijos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...