novembro 27, 2010

Streuselkuchen da minha Mãe

Gente não é pra pensar besteira! Streuselkuchen ou simplesmente cuca para os íntimos nada mais é que um bolo de origem alemã feito com fermento de pão e cobertura de farofa doce . Kuchen é bolo e Streusel granulado, floco, que seria a farofa, bolo de farofa. Uma delícia!
Faz parte do cotidiano de quem mora no sul do Brasil e é tão comum encontrá-lo em qualquer padaria quanto o pão francês. Existem padarias especializadas em cuca, que criam versões bem brasileiras com cobertura de frutas como a carambola por exemplo. Como aqui em Tatuí não existe nenhuma padaria que venda cuca eu faço em casa com a receita da minha mãe, que faz esse bolo desde que me conheço por gente. Todo sábado era dia de assar cuca, as coberturas variavam: de banana, maçã, farofa ou queijinho (um tipo de queijo cottage feito em casa), mesmo nas coberturas de frutas se quiser pode ser adicionada a farofa.
Minha mãe sempre chamava a gente pra ajudar e aprender, ela queria passar a tradição, e eu quando adolescente não dava muita bola, afinal tinha cuca em qualquer esquina. Mas agora que estou longe dou muito valor e vou mantendo a tradição vim mãe! Então, depois da cuca ser mais do que devidamente apresentada vamos a receita, afinal hoje é Sábado!
Bjos!


Ingredientes
1 colher sopa de margarina
1 ovo
1 xícara chá de açúcar (usar o refinado)
3 xícaras chá de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco ou o equivalente de fermento fresco
raspas de limão ou de nosmoscada ou essência de baunilha
leite morno para dar o ponto

Primeiro bater a margarina com o açúcar, eu uso colher de pau mesmo. Em seguida junte o ovo e bata mais. Acrescente o trigo, o fermento, as raspas. Vá adicionando leite morno aos poucos, até chegar ao ponto, que deve ser de um pão bem mole, que gruda nas mãos. Deixe crescer até dobrar de volume. Passar para uma forma untada e enfarinhada e deixe crescer novamente. Colocar a cobertura e levar ao forno médio pré aquecido. Para cobertura usei uvas rubi, pode-se usar também a Itália. Misturei com açúcar e canela. Quando a cuca estava praticamente assada, tirei do forno e coloquei um pouco de nata com açúcar por cima da cobertura de uvas e voltei ao forno por 5 minutos a 10 minutos.

Coberturas
As mais comuns são de farofa doce e frutas. Banana, maçã, morango, ameixa, amora, uva, abacaxi, carambola e até mamão são misturadas com açúcar e canela. Existe a opção de usar nata ou creme de leite como fiz nessa receita, pode ser sozinho ou combinado com frutas cítricas como uva e abacaxi.
Cobertura de farofa: 1 xícara de margarina; 1 xícara de açúcar; 1 colher de chá de canela; essência de baunilha (opcional), canela, 3 colheres sopa rasa de farinha de trigo. Misturar todos os ingrendientes com os dedos até formar a farofa. Se precisar acrescentar mais trigo.

Cuca metade farofa, metade nata



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...