novembro 03, 2011

Mangia che te fa bene - Strudel di noci

Gente gostaria de compartilhar com vocês umas receitinhas italianas da região de Trentino Alto Adige que descobri a um tempinho no site Cuchiaio D'Argento, que está aqui na minha lista de favoritos. Essa região em particular merece a minha atenção, pois foi dali que uma parte da minha família veio há muito, muito tempo atrás. Então fiquei super feliz de poder buscar um pouco das minhas raízes. A primeira receita é de strudel de nozes, fiz algumas adaptações. Aqui está a receita de massa, mas também pode ser substituída por massa folhada comprada pronta, que é o tipo de massa que estamos mais familiarizados. Já fiz strudel com outras receitas de massa, gosto de testar coisas diferentes. Fica a critério de vocês. Buon appetito!

Ingredientes


Para a massa:
250 g de farinha
1 ovo
2 colheres sopa de azeite
1 pitada de sal
Para o recheio:
200 g de nozes
150 g de mel
farinha de trigo
1 limão
Cobertura:
1 gema de ovo
leite
açúcar de confeiteiro e nozes para decorar

Modo de preparo

Prepare a massa, junte todos os ingredientes e sove até que uma massa esteja lisa e macia, acrescentando água quente se necessário. Aqueça um refratário grande com água fervente, despeje a água fora e seque bem, cubra a massa com ele. Se estiver um dia frio, pode colocar por cima um cobertor. Deixe descansar por cerca de 1 hora. Em uma tigela, misturar as nozes picadas com o mel e raspas de limão. 
Com um rolo, abra a massa com uma espessura de um centímetro. Coloque a massa sobre um pano de prato, tomando cuidado para não quebrá-la, espalhe o recheio e salpique um pouco de trigo. Com a ajuda do pano enrole a massa como um rocambole.
Coloque em forma untada e polvilhada. Passe a gema por uma peneira, unte um pouco de leite e pincele sobre a massa. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...