setembro 30, 2010

Pão de uvas passas e frutas cristalizadas


Essa receita rende um pão médio ou dois bem pequenos. Se quiser pode substituir as uvas passas e as frutas cristalizadas por damasco.
30g de fermento (usei o fresco)
1 colher chá de canela em pó
1/2 xícara de açúcar mascavo peneirado
2 colheres sopa de açúcar refinado
2 ovos
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de leite morno
1/2 colher sopa de sal
1 xícara feita com a mistura de aveia em flocos, fibra e germe de trigo e farinha de linhaça
Farinha de trigo até dar o ponto (+ ou - 5 xícaras) se quiser pode substituir uma das xícaras de farinha de trigo por farinha de aveia.
uvas passas e frutas cristalizadas

Misture o fermento com o açúcar até dissolver, acrescente metade do leite e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida em uma bacia coloque essa mistura de fermento com o restante do leite, o óleo, os ovos ligeiramete batidos e dê uma misturada.
Junte a xícara com a mistura de cereais, o acúcar mascavo, o sal, a canela e a farinha de trigo até dar o ponto de sovar. Enfarinhe uma superfície e sove o pão por uns 10 minutos. Lembrando de não polvilhar demais com farinha para a massa não ficar dura. Coloque em um recipiente e deixe descansar por 30 minutos.
Em seguida abra a massa em forma de retângulo observando a largura da forma que será usada.
Espalhe as uvas passas e as frutas cristalizadas, deixando sempre uma borda lateral livre de recheio para que não vaze para fora do pão. Também uma borda superior que será dobrada em triângulo formando uma ponta.
Apartir dessa ponta vá enrolando o pão delicadamente, coloque em forma untada e enfarinhada. Se quiser pincele um ovo sobre o pão e espalhe aveia em flocos.
Deixe crescer e asse em forno médio, pré-aquecido.

Uma dica para os dias frios: coloque um pouco mais de fermento; deixe o pão crescer normalmente até a metade do tempo estipulado. Na segunda metado do tempo, aqueça o forno em temperatura baixa apte ficar morno e desligue. Coloque o pão para crescer lá dentro. Se precisar repita o procedimento. Antes de assar, deixe o forno esfriar, tire o pão (coloque num lugar que não tenha correte de vento), ligue o forno em temperatura média por 15 min e só então asse o pão, fazendo o procedimento normal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...