fevereiro 10, 2011

Pão Australiano



O pão australiano é servido na famosa cadeia de restaurantes Outback Steakhouse®. Especializado em bifes (ou steaks no original), e com temática australiana, o restaurante serve como entrada um delicioso pãozinho. Como sou metida e gosto de me aventurar no mundo dos pães, procurei na net pela receita. Dentre várias escolhi a de um trio de amantes da culinária do Rio Grande do Sul no site http://www.chefrs.com.br/ . Fizeram muitos testes e adaptações, como tirar o corante que é encontrado em muitas receitas, e chegaram a uma receita que vale a pena conferir!

Ingredientes
1 e ¼ xícaras de água morna
2 colheres de sopa de margarina
¼ de xícara de mel
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de centeio
1 colher de sopa de chocolate em pó
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
½ colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo
quanto basta fubá

Modos de Preparo
Em uma superfície plana, preferencialmente de mármore ou granito, despeje as farinhas (trigo, trigo integral e centeio), o chocolate, o sal e o açúcar mascavo. Abra um buraco no meio e acrescente um pouco de água morna. Misture e vá repetindo o processo até a água acabar. Ao final, misture a margarina, o mel e o fermento. O processo gera uma massa uniforme e macia. Deixe descansar por uma hora em temperatura de cerca de 35ºC.
Modele os pães conforme desejado. Pode ser dividido em duas partes e assado em formas de pão ou em porções menores. Por exemplo, 6 pãezinhos de cerca de 12cm por 5cm. Pouvilhe os pães com fubá. Coloque-os em uma ou mais assadeiras untadas, cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora).
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Leve os pães crescidos para o forno e deixe assar até dourar (cerca de 35/40 minutos). Tire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Sirva com manteiga.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...